SERVIÇO DE ODONTOLOGIA É TEMA DE 4º DEBATE DO CICLO DE HUMANIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Por uma circunstância da vida, o dentista voluntário e que inaugurou o serviço de Odontologia há 17 anos da Pro Criança Cardíaca, Pierre Gentil, conheceu Dra. Rosa Celia quando o filho cardiopata, então com quatro anos, precisou de cirurgia e tratamento. Ainda no hospital, Pierre se deparou também com a realidade de crianças carentes atendidas pelo Projeto e aliou à gratidão pelo sucesso no cuidado com o filho a odontologia como ferramenta para ajudar na saúde sistêmica dos pequenos cardiopatas.

Três consultórios foram erguidos a partir de uma vaquinha com os amigos do Dr. Pierre, que mobilizou pessoas para trabalhar com ele como voluntárias. Dra. Bartira Volschan está na equipe há cerca de 15 anos e compartilha do propósito humano e social de promover amor, atenção e cuidado às crianças que passaram pela Pro Criança nestes anos.

O fórum para esta partilha cheia de afeto foi o 4º encontro do Ciclo de Humanização sobre Saúde Bucal em portadores de Cardiopatia, promovido virtualmente, em novembro, pela Pro, aberto ao público, com a mediação de Luana Lourenço, da Ocean Governança.

Dra. Bartira chamou atenção para a necessidade da assistência odontológica numa equipe multiprofissional de atenção aos cardiopatas e como meio para manter a saúde ou não agravar um problema. “Manter um dentista em equipes médicas diminui o tempo e o custo da internação, em linhas gerais. As crianças são mais susceptíveis às complicações por internações, como infecções pulmonares”, explica.

Entre os problemas odontológicos associados ao coração, a gengivite, que pode influenciar e agravar doenças cardiovasculares, seja pela ação direta das bactérias ou ou pela produção de mediadores inflamatórios.

A confiança da família foi outro ponto do debate. “O trabalho inicial é o de fazer a família entender que o cuidado vai permitir, entre outros benefícios, uma alimentação adequada para a criança se desenvolver bem”, contou a dentista que, ao longo dos anos, levou alguns alunos como voluntários. Dra. Bartira é ainda autora da cartilha “Com afeto e sem açúcar”, publicada pelo Projeto, com dicas para ajudar nesses cuidados fundamentais.

Para Dr. Pierre, falar em humanização é pensar no próximo como caminho mais certo da vida. Ele teve na avó o exemplo de compaixão e doação ao semelhante e acredita que doar trabalho é a possibilidade de aprender com histórias de luta e superação, com pessoas que são capazes de sorrir apesar das dificuldades que a vida pode impor. E sorrir com dente restaurado é muitas vezes a garantia da autoconfiança e coragem para seguir.

Desde 2003, quando teve início o serviço de Odontologia na Pro Criança Cardíaca, cerca de 20 profissionais, todos voluntários, passaram pelo Projeto. De seis a oito crianças são atendidas diariamente por ocasião de suas consultas médicas. A prioridade é sempre as que estão em tratamento e que submetidos à cirurgia.

SOBRE O CICLO DE HUMANIZAÇÃO

O Ciclo prevê um encontro mensal – gratuito e aberto – sobre assuntos variados e para públicos diversos. O objetivo é reforçar o investimento nas práticas de Governança Humanizada, iniciadas de forma percussora no Terceiro Setor pela Pro Criança, no segundo semestre deste ano, e que tem o bem-estar dos colaboradores em primeiro lugar.