Home O Projeto O Hospital Doação Dra. Rosa Contato

Rosa Celia: uma vida de luta e perseverança

Motivada pela própria trajetória de vida, a cardiologista infantil Dra. Rosa Celia Pimentel Barbosa preside o Pro Criança Cardíaca com muito entusiasmo e determinação. Alagoana de Palmeira dos Índios, a fundadora e diretora do Pro Criança Cardíaca é uma das médicas mais respeitadas do país.

Vinda de uma infância pobre, ela passou por momentos difíceis até chegar ao seu grande sonho: a Faculdade de Medicina.

Com muito esforço e estudo, conseguiu cursar Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou intensamente nos hospitais da rede pública. Depois, mudou-se para Londres sem saber uma palavra em inglês, língua que aprendeu em poucos meses, para se especializar em cardiologia pediátrica. Em seguida, partiu para o curso de especialização no Texas Children Hospital, nos EUA. Em 1989, após aposentar-se na rede pública, tira 6 meses sabáticos no Children`s Hospital Medical Center, em Boston, para um aprofundamento nas novas técnicas no tratamento das doenças cardíacas da criança. Retornando ao Brasil, Dra. Rosa implanta o departamento pediátrico do Hospital Pró Cardíaco e instala a sua clínica particular, a Clínica Cardiológica Infantil (CCI), localizada bem próxima ao hospital.

Em 1996, movida pelo grito de socorro de mães pobres com sua criança doente e sem conseguir atendimento na rede pública hospitalar, Dra Rosa funda o Pro Criança Cardíaca para o atendimento da criança cardíaca carente.

Sua determinação e iniciativa já renderam inúmeras homenagens e premiações;

  • Em 1999, foi citada na lista dos 10 melhores médicos da cidade do Rio de Janeiro, pela revista Veja Rio.
  • 2004 - Dra. Rosa foi uma das condutoras do revezamento da Tocha Olímpica de Atenas, quando esta passou pela cidade maravilhosa.
  • 2007 - Recebeu, em Roma, o título de Embaixadora e Operadora da Paz no Mundo; Cariocas do Ano, pela revista Veja Rio; Faz Diferença, do Jornal O Globo, na categoria Ciência e, e foi uma das Personalidades Cidadania, da Folha Dirigida.
  • 2008 - Em solenidade acompanhada pelo filho Pedro do Rego Monteiro e pelo prefeito Eduardo Paes, Dra. Rosa Célia recebeu a Medalha Pedro Ernesto, a mais importante comenda do Município, oferecida pela Câmara dos Vereadores. A doutora recebeu a medalha das mãos da vereadora Patrícia Amorim. Pelo segundo ano consecutivo, recebeu o prêmio Personalidades Cidadania, da Folha Dirigida.
  • 2010 - Foi homenageada pela Rede Record com o prêmio Atitude Carioca.
  • 2012 - Recebeu a Medalha Tiradentes concedida pela Assembéia Legislativa do Rio de Janeiro e o Título de Médica do Ano, cedido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
  • 2013 – Por ter feito a diferença no setor de saúde, nos âmbitos assistencial e social, Dra. Rosa Celia foi homenageada pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro (SINDHRio) com o Troféu Especial Alexandre Adler.

Faça sua Doação Pro Criança Cardíaca Hospital Pediátrico Pro Criança Jutta Batista  
Você pode depositar em nossa conta.
Bradesco | Pro Criança Cardíaca | Agência: 0227-5.
Conta Corrente: 115 400 -1.
CNPJ: 10.489.487/0001-71
Rua Dona Mariana, 40, Botafogo.
Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22280-020.
Telefone: (21) 3239-4500
Rua Dona Mariana, 220, Botafogo
Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22280-020
Telefone: (21) 2528-7000