Loading...
INSTITUIÇÃO2024-02-08T13:59:19-03:00

CERTIFICAÇÕES

Títulos: Utilidade Pública Federal, Utilidade Pública Municipal, Utilidade Pública Estadual e Registro no CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Este ano, thedotgood apresenta um Top 50 Brazil SGOs, após um Top 25 em 2022. Olhando para a diversidade de organizações brasileiras, há uma homenagem à diversa e inovadora Esfera do Bem Social Brasileiro.

A missão da thedotgood é multiplicar oportunidades de interação na Esfera do Bem Social. Destacam a boa governança e a inovação e conectam aqueles que colocam o impacto positivo e o lucro social em primeiro lugar. Vislumbram um mundo onde insights baseados em dados inspiram formas de gestão e engajamento que promovem transformações econômicas e sociais positivas em todo o mundo.

E o Pro Criança faz parte desta história, agora com repercussão internacional.

ESG Humanizadas 2022

LINHA DA VIDA

1996

Nasce a Pro Criança Cardíaca para cuidar da Criança Carente

CCI – Clínica Cardiológica Infantil estruturada para o diagnóstico da doença cardíaca infantil.

Equipe médica altamente qualificada.

Suporte do Hospital Pró Cardíaco, com tecnologia de ponta para procedimentos especializados.

Criança carente foi incluída nessa estrutura.

2001

Inauguração da sede própria

Com o patrocínio do BNDES, o apoio do patrono da instituição, Dr. Antônio José de Almeida Carneiro, e da Amil, inaugura a sede própria para aumentar o número de atendimentos ambulatoriais e o leque assistencial.

2003

Implantação do Consultório Odontológico

Com o apoio financeiro da Amil e uma equipe de odontólogos voluntários especializados no tratamento da criança, inaugura o consultório odontológico.

2006

A necessidade do Hospital

A fila de espera para procedimentos invasivos e cirurgias cardíacas aumenta. Surge a necessidade de construir um Hospital próprio para garantir a continuidade e a sustentabilidade do trabalho realizado pela Pro Criança Cardíaca.

2007

Aquisição da área para o Hospital

Pro Criança adquire dois imóveis para construção do Hospital.

2008

O primeiro passo para o Hospital

Os imóveis são demolidos para início das obras.

2009

O lançamento da Pedra Fundamental

Início das obras do Hospital.

2010

O Hospital chega à quinta laje

As obras avançam rapidamente graças ao apoio de parceiros.

2011

O trabalho de infraestrutura

O Hospital ganha forma, entra em fase de finalização e começam os trabalhos de montagem de infraestrutura.
Queda no aporte financeiro. O apoio do Eike Batista torna-se fundamental.

2012

Rumo à conclusão das obras

Muito trabalho, reuniões semanais com toda a equipe envolvida com a construção do Hospital e acerto dos últimos detalhes.

2013

Construção finalizada

Hospital pronto e equipado, toda a equipe trabalha em regime de plantão para a inauguração  em 2014.

2014

Inauguração do Hospital Pediátrico Pro Criança Jutta Batista

Hospital abre as portas para receber seus primeiros pacientes.

2016

Grandes comemorações

CCI – Clínica Cardiológica Infantil, 25 ANOS.

Pro Criança Cardíaca, 20 ANOS.

Hospital Pediátrico Pro Criança Jutta Batista, 2 ANOS.

2017

Agradecer e Comemorar

O Hospital se firmou como referência no cuidar da criança independentemente da complexidade de sua patologia.

Ano encerrado sem fila de espera por um procedimento invasivo.

2019

Arrendamento do Hospital

O Hospital Pediátrico Pro Criança Jutta Batista passou a ser administrado pela Rede D’Or. As crianças assistidas pela Pro Criança seguem sendo submetidas a procedimentos invasivos no hospital.

EVOLUÇÃO DAS LOGOS

1996

2003

2009

Missão

(Razão de existir)

Ofertar serviço cardiológico pediátrico de excelência

e ações assistenciais integradas.

Visão

(O que desejamos ser)

Ser reconhecida nacionalmente como referência

no tratamento pediátrico de cardiopatias congênitas.

Propósito

(A diferença que fazemos no mundo)

Cuidar e dar às crianças e aos adolescentes cardíacos carentes

a chance de uma nova vida.

Valores

(Norteiam o nosso comportamento)

Acolhimento • Amor • Excelência • Inovação

Perenidade • Respeito • Transparência

ATENDIMENTO CARDIOLÓGICO

Projeto Social sem fins lucrativos fundada em 1996 pela cardiologista Dra. Rosa Celia já impactou mais de 100.000 pessoas!

Em 26 anos, já atendeu mais de 15.100 crianças e adolescentes cardíacos carentes, realizou mais de 36 mil consultas cardiológicas e 1.600 procedimentos invasivos, cirurgias cardíacas e cateterismos – diagnósticos e terapêuticos.

Na sede são atendidos mensalmente, em torno de 140 pacientes, para o atendimento com uma equipe de profissionais altamente qualificados, que realizam avaliação clínica, eletrocardiograma, ecocardiograma e holter 24h. Outros exames ambulatoriais, como avaliação hematológica e tomografia, e procedimentos invasivos, como cirurgias cardíacas e cateterismos, são realizados no Hospital Pediátrico Pro Criança Jutta Batista.

Após a alta hospitalar é agendado o retorno ao ambulatório para que a criança continue o tratamento. Durante todo o processo, a mesma equipe acompanha o paciente oferecendo todo o suporte. Saiba como se cadastrar para o primeiro atendimento.

SAIBA MAIS!

Processo de Inclusão
A criança ou adolescente com suspeita ou história de doença cardiovascular é encaminhado pelo pediatra, médico de família ou cardiopediatra do setor público para um parecer cardiológico. O primeiro atendimento cardiológico na Instituição, realizado de forma integralmente gratuita, é agendado por telefone (21) 3239-4500 ou pelo site www.procrianca.org.br.

O Atendimento Cardiológico
Na primeira avaliação cardiológica é realizado o cadastro do paciente. Em seguida, são realizados o exame clínico, o eletrocardiograma e o ecocardiograma. Confirmado o diagnóstico de doença cardiovascular, o manejo, o tratamento (clínico, medicamentoso e/ou cirúrgico) e o acompanhamento do paciente passa a ser responsabilidade do Projeto.
Exames como holter 24h, teste ergométrico, radiografia de tórax, angiotomografia do coração, ressonância magnética do coração, exames laboratoriais, entre outros, podem ser realizados para ajudar no diagnóstico e na decisão terapêutica.
Uma vez indicado pela equipe de cardiologia o procedimento invasivo, sendo correção cirúrgica, ablação ou cateterismo terapêutico, o caso é discutido com o cirurgião e/ou hemodinamicista. Em seguida, o mesmo é pré-agendado. Durante este processo, os pacientes passam por uma avaliação odontológica. É fundamental que o cardiopata esteja com boa saúde oral. A consulta pré-operatória é marcada e caso o paciente esteja clinicamente bem, no mesmo dia, é encaminhado ao Hospital Pediátrico Pro Criança Jutta Batista para a coleta de sangue e urina e para a realização do raio-x de tórax.

O Procedimento Invasivo e a Internação
O tempo cirúrgico e de internação depende da gravidade da patologia e intercorrências no pós-operatório. A idade e o baixo peso também podem contribuir para uma internação mais prolongada.
Em média, o tempo de internação de uma cirurgia cardíaca não complicada é de 5/7 dias e a do cateterismo terapêutico é de 2/3 dias. Durante a internação hospitalar, a equipe de cardiologia avalia clinicamente e realiza eletrocardiogramas e ecocardiogramas nos pacientes.

A Alta Hospitalar
Correu tudo bem, sem intercorrências e é hora de ir para casa! É agendada a consulta de retorno para avaliação e retirada dos pontos e o paciente permanece com acompanhamento cardiológico regular na sede do Pro Criança Cardíaca.

0
Pacientes Atendidos
0
Consultas Cardiológicas
0
Exames Cardiológicos
0
Procedimentos Invasivos

*Atualizado até 01/2024.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO

Implementado em 2003 para o tratamento de crianças e adolescentes cardíacos carentes, conta com uma equipe de dentistas voluntários que realizam atendimento gratuito aos pacientes da Pro Criança Cardíaca.

0
Consultas Odontológicas

*Atualizado até 01/2024.

ATENDIMENTO DERMATOLÓGICO

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além de tratar das doenças da pele, também acompanha a evolução da ferida operatória, já que a cicatriz cirúrgica muitas vezes é um ponto delicado para os adolescentes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

ATENDIMENTO NUTRICIONAL

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A nutricionista realiza avaliações nutricionais dos pacientes, com seguimento individualizado oferecendo o suporte calórico necessário para os pacientes com doenças cardiovasculares e com sobrepeso, além de ajudar a família a manter hábitos de vida saudáveis.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A psicologia dá o apoio ao paciente e à família, tratando das questões psicológicas associadas à doença cardíaca. Procuramos desenvolver, principalmente, a resiliência no pré-operatório e promover o entendimento do próprio sentimento em relação à doença, além de desenvolver um trabalho de aceitação às restrições daquele paciente às atividades habituais da idade. Importante ressaltar que as condições relacionadas tanto às carências emocionais quanto às socioeconômicas também são abordadas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO

A visão é importante  para o desenvolvimento global da criança, cerca de 80% das informações que chegam ao cérebro se faz através desse órgão. O atraso no diagnóstico e no encaminhamento ao especialista podem levar a alterações  no desenvolvimento visual e global da criança. Além disso, algumas doenças podem levar a danos graves e precisam de um tratamento precoce.

O Pro Criança Cardíaca firmou uma parceria para a avaliação oftalmológica oferecendo mais um recurso para o bem estar dos nossos pacientes.

PEDAGOGIA

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As atividades de pedagogia visa o processo saúde doença mais leve para as famílias e pacientes. São nesses momentos que se constroem os vínculos de confiança e se estabelece uma rotina de trabalho que estrutura as trocas, ofertando as famílias uma escuta acolhedora, senso de pertencimento, diminuição da ansiedade e do stress gerado pelo processo de saúde. Espera-se criar condições favoráveis para garantir o envolvimento e participação de todos (colaborador, família e pacientes), utilizando-se para isso múltiplas ações que visam melhorar a qualidade da espera e do serviço ofertado passando por todo o processo de espera, consulta e retorno ao lar. São também chamadas de ações de fortalecimento de vínculo e pertencimento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

SERVIÇO SOCIAL

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Serviço Social intervém nas múltiplas dimensões da realidade social. No primeiro atendimento realiza a acolhida familiar e faz orientações gerais sobre o Pro Criança Cardíaca, permanece com o acompanhamento das crianças e adolescentes que estão no processo saúde doença e suas famílias. Constrói o perfil socioeconômico dos usuários, identificando os determinantes sociais e suas vulnerabilidades, com vistas a possibilitar orientações gerais e de direitos, principalmente sobre benefícios assistenciais e previdenciários e a formular estratégias e encaminhamentos a rede socioassistencial. Promove ações socioeducativas e de promoção de saúde. E faz uma articulação multidisciplinar, visando o melhor atendimento para o paciente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

ÁREA GEOGRÁFICA

Mapa Demográfico dos Atendimentos Realizados em 2022

INSTALAÇÃO

Conheça o Pro Criança por dentro

Ir ao Topo