Numa história de 24 anos, as pessoas sempre foram protagonistas na rotina da Pro Criança Cardíaca, que cuida dos pequenos e jovens cardíacos carentes e de suas famílias. O ano de 2020, contudo, trouxe à cena a atenção na gestão de pessoas dentro da instituição, que se tornou a primeira do Terceiro Setor a implantar um processo de Governança Humanizada com foco na satisfação e no bem-estar dos colaboradores em primeiro lugar.

“Quando se convive harmoniosamente, os resultados também crescem”, avalia Mitzy Cremona Conde, diretora executiva da Pro Criança. Com uma série de treinamentos e outros movimentos – que incluem um Ciclo mensal gratuito e aberto ao público – os funcionários experimentam motivação.

– Estamos em um processo de expansão e profissionalização, o que agiliza processos internos e vira o foco dos colaboradores à necessidade de sustentabilidade da instituição, declara Isabela Rangel, diretora médica da Pro Criança Cardíaca.

Para viabilizar e preservar a missão, visão e os valores, orientando e servindo como referência a todos os colaboradores para uma atuação profissional e pessoal que contemple os mais elevados padrões éticos, de honestidade e de integridade, a instituição também concebeu recentemente a segunda edição de seu Código de Ética e Conduta.

E se prepara, paralelamente, para treinamento dos colaboradores e garantia de que a coleta de dados, armazenamento e uso de dados pessoais estejam cada vez mais de acordo com proteção e segurança, pela Nova Lei de Proteção de Dados.

Crescimento turbo em 2020

Segundo Dra. Rosa Celia, fundadora da Pro Criança Cardíaca, além de oferecer o melhor da medicina para a criança, com atendimento orientado por padrões rigorosos de qualidade e ética profissional, a Pro quer ser pioneira em excelência na implantação, no treinamento e cumprimento das normas e diretrizes de compliance e ganhar cada vez mais a confiança dos parceiros que mantêm o Projeto em atividade.

A reestruturação dos seus processos internos conta ainda com a consultoria contratada de uma rede global de serviços corporativos, com mais de 36 mil colaboradores, atuando em 146 territórios, para um planejamento financeiro de médio e longo prazo, sem deixar de lado a mentalidade social permanente.

Esses momentos de pausa e reflexão são fundamentais para qualquer organização e para o sucesso de suas iniciativas. O objetivo é se fortalecer constantemente, sem perder o foco na sustentabilidade, bem como reforçar a sua excelência através da formalização dos conceitos organizacionais que levaram, por exemplo, a instituição a ser umas das Melhores Ongs do Brasil em 2019 e certificada pelo Selo Doar A+ em 2020, com 49 pontos de 52 possíveis. Esses padrões ajudam na decisão dos doadores, financiadores e apoiadores e reforçam a importância da transparência.

Pro Criança Cardíaca mergulha no Capitalismo Consciente para reforçar movimento contra a desigualdade social no Brasil

Recentemente, a Pro Criança recebeu o selo de Parceiro/Eu APOIO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, que existe para transformar o jeito de fazer investimentos e negócios no Brasil, multiplicando os pilares que levam a uma gestão mais humana, mais ética e mais sustentável e com o objetivo de diminuir as desigualdades.

E faz parte ainda de um seleto grupo de empresas que integram o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Para a diretora executiva, Mitzy Cremona Conde, uma ONG deve trabalhar para ter diretrizes e políticas robustas equivalentes a uma grande empresa do mercado brasileiro.

E é eleita, pelo segundo ano consecutivo, uma das 100 Melhores ONGS em 2020

A Pro Criança Cardíaca ganhou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Melhores ONGs 2020 por suas boas práticas em governança, transparência, comunicação e financiamento. Num universo de 670 organizações inscritas, a Pro Criança também ficou entre as 15 melhores ONGs brasileiras na área da saúde e entre as oito melhores Organizações Não-Governamentais do estado do Rio de Janeiro.

SOBRE A PRO CRIANÇA CARDÍACA

A Pro Criança Cardíaca é uma associação privada médica e sem fins lucrativos, localizada em Botafogo, Zona Sul no Rio de Janeiro, e foi fundada em 1996 pela cardiologista pediátrica Dra. Rosa Celia. Em 24 anos de atuação, já atendeu mais de 15.000 crianças cardíacas carentes, realizou mais de 31 mil atendimentos ambulatoriais e 1.500 procedimentos invasivos, cirurgias cardíacas e cateterismos (diagnósticos e terapêuticos).