Em 2020, a Federação Mundial de Obesidade alterou o Dia Mundial da Obesidade para 4 de março. A Pro Criança Cardíaca aproveita a proximidade da data para trazer informações e dicas às famílias das crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

Uma em cada três crianças, entre cinco e nove anos, está acima do peso no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, no mundo, o número de crianças obesas deve chegar a 75 milhões em 2025, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

São dados muito alarmantes, pois uma criança obesa pode se tornar um adolescente e um adulto obeso mais facilmente. E um adulto obeso corre o risco de ter uma vida mais curta devido a doenças como a hipertensão, a diabetes, dificuldades respiratórias, colesterol alto, doenças cardiovasculares.

Também devemos levar em consideração a questão social, o bullying, que em certos casos agrava o quadro do sobrepeso e da obesidade. Com vergonha, a criança, o adolescente podem querer se isolar e comer ainda mais, como forma de compensar frustrações. Importante salientar que nem sempre a quantidade de comida provoca o sobrepeso, mas a qualidade de alimentos muito calóricos consumidos diariamente.

Vamos destacar alguns motivos que contribuem para o crescimento da obesidade na população brasileira, em especial nas crianças:

– Lanches industrializados, como biscoitos recheados, chocolates e salgadinhos, a maioria com muito sódio, conservantes e açúcar.

– Idas frequentes às lanchonetes de fast food.

– Pouca ou nenhuma atividade física diária, como andar de bicicleta, uma volta no parque, passear com o cachorro, brincadeiras que mexam o corpo.

– Muito tempo gasto com celulares e computadores.

– Hábitos alimentares da família. Como bem sabemos, não adianta querer que a criança coma bem, com equilíbrio, se os moradores da casa não dão o exemplo.

– Questões emocionais, genéticas, fisiológicas, metabólicas.

– Alimentos inadequados para complementar a amamentação do bebê até os dois anos de idade.

Se você tem dificuldades em mudar a alimentação da sua casa, procure ajuda de um nutricionista, profissional indicado para auxiliar você e sua família nessa importante missão. Prevenir precocemente a obesidade das crianças é um ato de amor e responsabilidade. Cuidar de você e da sua família também.