No Pro Criança Cardíaca, cada criança atendida é um capítulo único de coragem, superação e esperança. Mas, para que essas histórias cheguem ao coração de quem pode ajudar, existe um trabalho fundamental: o da comunicação.

É por meio de vídeos, postagens e campanhas que a missão da instituição ecoa para além das paredes da sede, tocando pessoas e inspirando doações que transformam realidades.

É nessa ponte entre a vida real e o mundo digital que atua Eduardo Miller, Analista de Marketing do Pro Criança. Com 23 anos, ele carrega no olhar a mesma emoção que transmite nas redes da instituição. Nesta entrevista, ele compartilha sua trajetória, aprendizados e o impacto de ter como primeira experiência profissional o trabalho em um projeto social que salva vidas.

Da vaga no LinkedIn ao coração do Pro Criança

Eduardo conheceu o Pro Criança por acaso, enquanto buscava uma vaga de estágio em marketing no LinkedIn.

Eduardo Miller Fernandes Barbosa

“Na época, eu não conhecia a instituição. Pesquisei e fiquei impressionado com a missão e o trabalho que realizavam. Parecia até irreal oferecer um tratamento tão completo e gratuito. Me inscrevi, participei do processo seletivo e fui contratado”, relembra.

Ele começou como estagiário em setembro de 2023 e, oito meses depois, foi convidado para se tornar Analista de Marketing. O Pro Criança é seu primeiro trabalho fixo e também seu primeiro contato com o terceiro setor. “No primeiro dia, me chamou atenção ver tantas crianças brincando e famílias reunidas. O ambiente era muito bonito, e isso me marcou muito”, conta. Eduardo contou ser muito gratificante estar ao lado da Dra. Rosa Célia, fundadora do Pro Criança, por toda sua história de vida e pelo mérito de unir tantas pessoas para ajudar milhares de outras.

 

O papel da comunicação em um projeto que salva vidas

Para Eduardo, comunicar é mais do que mostrar o que acontece dentro da instituição — é plantar sementes. “Cada conteúdo que publicamos é como uma semente que lançamos. Nosso papel é mostrar o trabalho incrível que o Pro Criança faz e inspirar as pessoas a ajudarem. Pode ser com uma doação de leite, fralda, qualquer valor… pequenas ações podem mudar uma vida inteira”, explica. Entre tantas histórias tocantes, uma marcou especialmente o início de sua jornada.

“Foi o primeiro depoimento que gravei. Quando sentei para conversar com a mãe, vi no olhar dela um alívio e uma gratidão no estado mais puro. A filha tinha sido curada. Aquilo mexeu muito comigo. E o mais bonito é que, mesmo depois de tantos depoimentos, cada um continua sendo tão especial quanto o primeiro.”

Trabalhar com comunicação no Terceiro Setor exige sensibilidade.

Eduardo Miller e crianças

“As pessoas estão compartilhando suas vidas, suas dores e alegrias. É preciso ter muito cuidado. Aprendi que nosso trabalho não é só sobre números e performance, mas sobre fazer a diferença. Ver o resultado disso no rosto das crianças e das famílias é o que torna tudo gratificante.”

 

Uma Pessoa de Coração

Eduardo é apaixonado por esportes, especialmente futebol e corrida. Ama animais — tem três gatas, Milly, Mel e Estelinha — e gosta de passar tempo na praia e junto à natureza. Mora com a mãe Beatriz e o pai Francisco em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro, e sonha em seguir trabalhando com algo que tenha propósito e impacto positivo.

Eduardo MillerO irmão mais velho, Lucas, foi quem o inspirou na escolha por estudar Marketing, quando ainda novo o ajudava a desenvolver ações na empresa dele.

“Acreditem que vocês podem fazer a diferença. Com pequenas atitudes, é possível transformar a vida de uma criança ou de uma família inteira. É isso que a gente luta para mostrar todos os dias.”

Para ele, ser uma Pessoa do Coração é, antes de tudo, ter empatia — para entendermos o nosso lugar e o do outro nas relações. “É se colocar no lugar da pessoa, entender sua realidade e agir com compaixão. Isso vale para o trabalho e para a vida.” No Pro Criança Cardíaca, histórias como a de Eduardo lembram que, por trás de cada post e cada vídeo, existe um coração empático com a missão de salvar vidas.

Se você também acredita no poder da empatia e deseja transformar histórias como o Eduardo faz todos os dias, clique aqui para fazer uma doação ao Pro Criança Cardíaca.