Em vez de ”reserva de emergência”, uma “reserva da tranquilidade”. Em vez de “controlar” as finanças, “cuidar” das finanças. E que tal assumir que o dinheiro, por si só, não traz felicidade, mas que ele é o meio que possibilita ter uma vida com mais qualidade e dignidade e, por que não, abundância?

No sexto encontro do Ciclo de Humanização da Pro Criança Cardíaca, nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro de 2021, a mentora financeira Lúcia Stradiotti despertou os participantes para sutilezas poderosas que influenciam a prosperidade na vida de todos nós.

“Precisamos entender o dinheiro de verdade, como uma ciência humana, emocional, integral. O que está por trás dos números. Dos nossos comportamentos. Dos nossos incômodos. Das nossas angústias. Do círculo vicioso das compras. Dos padrões negativos. Do não conseguir. Não é só gastar mais do que ganha ou não ter dinheiro suficiente. Tem muita coisa por trás do dinheiro que interfere diretamente na vida financeira e que pode estar bloqueando a pessoa” afirma Lúcia.

A mentora faz uma espécie de terapia com seus clientes para descobrir, antes de mais nada, a relação que se tem com o dinheiro, como isso foi sendo construído desde a infância, na relação com os pais. Quais frases ouvimos desde cedo, por exemplo: “Vai lavar a mão, menino, o dinheiro é sujo” ou “Deus ajuda quem cedo madruga”, neste caso levando a crer que só com uma vida de muita luta, sem descanso, é possível ter uma vida próspera.

E como dar o primeiro passo nesse processo de fazer as pazes com o dinheiro? Trabalhar a presença, a consciência dos próprios atos no momento de uma compra é uma dica. “Bens materiais não aproveitados, além de não trazerem prosperidade, causam uma estagnação de energia. E energia estagnada bloqueia o fluxo da vida. Ou seja: comprar e não usar faz mais mal do que bem! E isso vale para tudo: roupas, móveis, acessórios, comida, livros…Afinal, livros não lidos não trazem conhecimento, né?” afirma a mentora.

Outras dicas preciosas foram:

– Você pode substituir a planilha no computador ou celular por um caderno e canetas coloridas.

– Troque a culpa pelo que já foi pela sua responsabilidade pelo que está por vir.

– Transforme o desânimo ao pagar as contas pela gratidão do que elas te proporcionaram.

– Quando aparecer o “medo de faltar”, registre o que você tem no presente e aposte na esperança do melhor que está por vir.

Ficou com vontade de ouvir a palestra completa? Acesse o canal do YouTube da Pro Criança Cardíaca: https://cutt.ly/IkREGQ8

Boa sorte na sua organização e nos novos hábitos!