Foi em abril que o Reino Unido deu um sinal de alerta importante ao mundo, quando emitiu uma nota chamando a atenção dos pediatras para uma síndrome inflamatória associada à Covid e muito parecida com a Síndrome de Kawasaki [uma doença rara que afeta as crianças e causa inflamação nas paredes das artérias em todo o corpo, incluindo as artérias coronárias, que fornecem sangue para o músculo cardíaco] Completa, Incompleta e Síndrome do Choque Tóxico.

Em virtude do tamanho que a discussão sobre a nova doença ganhou mundialmente, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos – de controle de epidemias, doenças raras – sugeriu dar o nome de Síndrome Inflamatória Multisistêmica a esta “nova” doença.

– Após a nota do Reino Unido, outros países, como Espanha, França, Itália, Estados Unidos, também perceberam o aumento da incidência desta doença. Em Bergamo, na Itália, eles tiveram uma incidência 30 vezes maior de manifestações clínicas e laboratoriais similares à Síndrome de Kawasaki, quando comparada aos últimos cinco anos.

Para Dra. Isabela, a Sociedade de Pediatria mundial passou a estar mais atenta para esta nova síndrome, embora, como doença sem histórico, o que é dito hoje pode não ser verdade amanhã. Por isso, os pacientes da Pro Criança são orientados a ligar em caso de qualquer dúvida; estar em contato com os pacientes e dar informação numa doença que muda o tempo todo, diz, é a melhor forma de orientação hoje.

A íntegra da live está no canal do @procriancacardiaca no YouTube.