“Os cuidados com os dentes de leite da criança com cardiopatia são os mesmos com os dentes de leite de uma criança sem nenhum problema de coração”, esclarece Bartira Volschan, odontopediatra que integra a equipe de dentistas voluntários da Pro Criança Cardíaca há mais de 15 anos. Mas, como uma doença cardíaca pode ser agravada por um problema dentário, a atenção dos pais para com a higiene e a alimentação de uma criança cardíaca precisa ser redobrada. A infecção no dente de leite com cárie profunda pode ser um foco infeccioso e se espalhar pela corrente sanguínea trazendo consequências a saúde geral da criança, ainda mais em crianças com problemas cardíacos.

É preciso levar essa realidade em consideração quando, para agradar a criança, os pais acabam dando mamadeiras e lanches açucarados no lugar de uma comida normal e não são tão exigentes na realização da higiene para não desagradar, ou evitar que chorem.

Procuramos a Dra. Bartira para falar especificamente dos dentes de leite porque muitas pessoas acreditam que cuidar deles não é tão necessário assim, já que eles vão cair mesmo. Mas esse raciocínio pode prejudicar a saúde de uma criança e a sua vida adulta, você sabia? Os dentes de leite são importantes para fazer todas as funções da fala e de mastigação dos alimentos, e também para manter o espaço adequado para a vinda do dente permanente, já que ele funciona como guia deste.

“O que os pais e a família fazem em casa, para cuidar dos dentes de suas crianças, é muito mais importante do que o que eu faço no consultório. Eu sempre digo isso para eles”, diz a dentista, pois lesões de cárie podem se tornar crônicas. Mas, para isso, é muito importante que os hábitos que levaram a ter a cárie sejam mudados.

Vamos aprender?

CUIDADOS COM OS DENTES DE LEITE

ALIMENTAÇÃO

Segundo Dra. Bartira, o açúcar é um alimento cariogênico, ou seja, que provoca cáries, e deve ser controlado. Em crianças muito pequenas, a maior fonte de açúcar vem do consumo de mamadeiras, onde colocam açúcar, mel e produtos de farinha adoçados. E, mesmo se a criança continuar mamando só no peito, mas comer biscoitos e beber sucos açucarados, pode ter cáries. Até os dois anos de idade, deve-se evitar o consumo de açúcar. Em seu lugar, a família deve oferecer frutas para a criança, que têm muitas fibras e favorecem a mastigação, fazendo com que a arcada dentária se desenvolva.

Além disso, quando a criança mastiga estimula a produção de saliva, que é um fluido do nosso corpo com enzimas e proteínas capazes de combater bactérias que causam as cáries. Alimentos duros também são bem-vindos, pois além de promover a mastigação e produzir mais saliva, o atrito com os dentes ajuda a limpá-los. “De uma maneira geral, além de contribuir para o equilíbrio da saúde bucal, uma alimentação equilibrada é essencial para o desenvolvimento completo da criança”, destaca Dra. Bartira.

HIGIENE

Primeiros dentes, nos bebês
Quando não houver dentes na boca, é desnecessário limpar a boca dos bebês depois das mamadas. Isto porque, quando a criança nasce, sua flora bucal (microorganismos existentes na boca) é nova. Quanto mais manipulação houver, mais pode facilitar a entrada de fungos oportunistas. A limpeza é iniciada com os primeiros dentes. Se esse hábito for adiado, quando a criança tiver já seus dois anos de idade vai recursar a escovação, pois será estranho para ela.

Como fazer?
A higiene dos primeiros dentinhos pode ser feita com uma gaze enrolada no dedo ou com um pano mesmo, separado para isso. “A criança acha mais gostoso quando umedecemos com água filtrada gelada”, diz dra. Bartira. Um detalhe importante é a expressão facial de quem realiza essa limpeza. “É muito importante que a criança associe com um hábito gostoso, não com uma agressão, por isso, sorria para ela. O momento da limpeza pode ser depois do banho, no trocador. Quando ela ficar maiorzinha, dar uma escova para ela brincar é uma forma de criar relação com o objeto (e ter outra que não esteja toda mordida para fazer a higiene em si)”, ressalta a dentista.

Os responsáveis podem obedecer a uma ordem da limpeza para não esquecer nenhum dente: iniciar pelos dentes inferiores e, depois, ir para os superiores. Os dentes da frente são chamados incisivos (centrais e laterais) “Nesses oito dentes, a limpeza com a gaze é suficiente. No caso dos molares, os dentes de trás, que são mais gordinhos e possuem risquinhos na parte de mastigar, a gaze não tem tanta eficácia e a introdução da escova é importante. Até com o intuito de criar um processo educativo: comeu, sujou os dentes, então vamos limpar”, frisa.

Pasta dental?
Dra. Bartira orienta que, se houver açúcar na dieta, a pasta com flúor precisa ser introduzida na higiene da criança (mais de 1000ppm de F, olhar na embalagem e verificar se é a quantidade de flúor é a recomendada). Em qual quantidade? Para crianças que não sabem cuspir, menores de três anos, apenas o equivalente a um grão de arroz cru, duas vezes ao dia. É muito pouco mesmo, porque o flúor contido nas pastas é um medicamento e a criança não deve ingerir em grandes quantidades. Um responsável deve colocar a quantidade de pasta na escova para a criança.

“O excesso de espuma faz com que se tenha a sensação de limpeza, mas o que limpa mesmo é a escova. É preciso contar até 10 para cada face do dente, pois as bactérias produzem uma cola poderosa que só sai com uma boa escovação”, destaca a odontopediatra. A partir dos três anos, quando a criança aprender a cuspir, aí sim é oferecida a quantidade de 1 feijão.

A partir dos quatro anos…

Nesta fase, as crianças começam a ter mais interesse em escovar os dentes sozinhas, por isso os pais podem estimular essa independência desde que seja supervisionada por um responsável. Lembre-se que a criança adquire habilidade motora para os movimentos adequados da escovação aos seis, sete anos, já que é a mesma habilidade para escrever. Importante salientar que os pais devem se responsabilizar pela execução da higiene bucal ao menos uma vez ao dia

E o fio dental?
O momento de introduzir o fio dental é quando os dentes se juntam. “Se, for bebê e tiver dentes juntos, sim, é preciso passar fio dental. A cárie que ocorre entre os dentes é difícil de diagnosticar clinicamente, em muitos casos somente com radiografia para verificar, e é chatinha de restaurar, por isso é bom evitar que aconteça”, orienta Bartira.

O ideal é passar todas as noites, do contrário a placa bacteriana pode ficar espessa, produzir ácido e corroer o dente, que é como as cáries surgem. Se a criança consumir muito açúcar, aí mesmo é que é preciso passar o fio todos os dias. Vale lembrar que a habilidade para passar o fio dental surge por volta dos 10 anos de idade.

Gostou?
Dra. Bartira nos deu uma verdadeira aula, concorda?

Indique para outras mães, outras famílias!
Vamos, juntos, cuidar da saúde bucal das nossas crianças e ajudar a garantir sorrisos com dentes perfeitos no futuro.