Caiu como uma luva o 1º de maio, Dia Mundial do Trabalhador, para lançar esta nova série do blog – “Pessoas do Coração” – criada para que todos possam conhecer um pouco mais sobre os colaboradores da instituição. E tivemos a sorte grande de escolher nossa querida Monica para estrear o espaço.

Doce, cheia de vida e fiel ao que lhe faz mais feliz. São esses sentimentos e impressões que a recepcionista do Pro Criança Cardíaca, Monica Valderes de França, nos deixa depois de uma conversa leve e gostosa pelo telefone.

Monica é pernambucana e criada em Salvador, Bahia. Chegou ao Rio em 2006 para trabalhar e vir ao encontro do marido e pai dos seus dois filhos, que veio antes à capital fluminense para se estabelecer e receber a família.  Formada em Magistério e com passagens como auxiliar de desenho arquitetônico, Monica foi contratada pelo Pro Criança Cardíaca em 2018 como auxiliar de Serviços Gerais.

“Quando fui entrevistada para a vaga, perguntaram sobre a minha formação, se era isso mesmo que eu queria. E eu disse que tinha (tenho) um sonho e que, para realizá-lo, preciso ajudar meu esposo. Além disso, ser uma profissional de Serviços Gerais nunca foi problema para mim, eu gosto dessa área. A vaga também encaixou porque onde tem criança, eu estou feliz. Só de estar na presença delas, acho muito bom. Criança é vida. Também me deram liberdade para organizar as coisas do meu jeitinho e gostei muito disso. Até tenho fama de brava, quando mexem no que eu arrumei”, conta ela, rindo.

No início de 2021, Monica foi surpreendida pelo convite para fazer parte da equipe de recepcionistas do Pro Criança. “Eles me deram essa oportunidade e eu abracei. Tenho fé em Deus de que vou conseguir. As meninas da recepção me ajudam muito, me fortalecem, me dão ânimo”.

Ping-pong
MONICA VALDERES DE FRANÇA


Qual seu filme favorito?
Gosto muito de “O Impossível”, que mostra uma família que foi separada depois de um tsunami e consegue se encontrar, é muito emocionante. Preservo muito a família. Temos desavenças, mas a gente se gosta muito. Família é tudo.

Que comida faz você suspirar?
Amo acarajé, é muito bom. Mas sem pimenta.

No seu tempo livre você gosta de….
Antes da pandemia, eu gostava de ir com meus filhos à praia, era meu vício. Quando eu pequena, meu pai sempre levava a gente à praia aos domingos e eu adorava. Agora, mais em casa, assisto séries e filmes com meus filhos.

Que pessoa você admira muito?
Deus, que é a fonte da minha vida.

Que sonho seu já virou realidade?
Ser mãe da Adriane (12 anos) e do Adrian (10 anos).

Qual sonho quer realizar?
Ter uma casa própria. E vou conseguir! A fé nunca morre.

O que você mais gosta em você?
Gosto quando ouço o que as pessoas têm a dizer e consigo animá-las.

Que frase inspira sua vida?
Só tenho uma palavra: Amor. Amar as pessoas do jeito que elas são, doar amor.

Ajudar os outros é…
…querer nada em troca.

Trabalhar no Pro Criança…
Foi a melhor coisa que me aconteceu.

__________________________