Se existe uma pessoa que conhece a casa do Pro Criança Cardíaca na palma da mão é José Roberto Santana Sobrinho. Chamado para trabalhar nas obras de preparação do imóvel para receber o projeto, Roberto está há 21 anos na Rua Dona Mariana, que também é sua casa de segunda a quinta-feira. Morador do bairro de Guaratiba, ele permanece no local de trabalho para evitar os longos traslados durante a semana. Sua esposa, Maria Aparecida, trabalha em Copacabana, e o casal curte os fins de semana juntos. Em breve, a família deve aumentar… Eles começaram a encomendar o primeiro filho.

Roberto chegou ao Rio com 18 anos. “Sou da roça, puxava enxada no Piauí, não era para mim. Além disso, sonhava conhecer o Rio e São Paulo”, relembra ele, cujo primeiro emprego no Sudeste foi na construção civil, no Condomínio Portogalo, em Angra dos Reis. Quando a obra de lá terminou, surgiu a reforma da casa do Pro Criança. Terminado o trabalho, Dra. Rosa Celia o convidou para fazer a manutenção do imóvel. “Além dos consertos, vou ao banco, pego exames no hospital, sou 1.001 utilidades. E gosto de estar com um sorriso no rosto, nada de reclamar. Nessa pandemia tanta gente ficou desempregada…Eu tenho que agradecer muito a Deus”, diz.

Nascido na cidade de Floriano, sul do Piauí, divisa com o Maranhão e banhada pelo Rio Parnaíba, Roberto tem 40 anos, é filho de Francisco e Maria de Fátima e tem três irmãos. “Lá é bonito, mas é muito quente, no verão é insuportável”, conta ele, que gosta mesmo é do Ceará, especialmente Tianguá, terra natal de sua mulher e que tem um clima bem mais ameno. Roberto e Maria dividem as férias anuais entre um estado e outro, para ver os familiares. “Quando me aposentar quero morar no Ceará. Vou começar a construir uma casinha lá, ano que vem”. E completa: “Sou uma pessoa que gosta de empreender, um dia vou trabalhar para mim”.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o nosso JOSÉ ROBERTO SANTANA SOBRINHO?

Qual seu filme favorito?
Não sou muito de filme, gosto de telejornal e adoro acompanhar política, o atual governo, a vacinação. Quando você está bem informado, tem como dialogar, fica esclarecido. Também assisto muitos vídeos no YouTube porque aprendo coisas novas e aquilo lá é uma escola.

Que comida faz você suspirar?
Feijoada.

No seu tempo livre você gosta de….
Cantar. A música muda a vida da gente, as pessoas podem até se casar porque se ligaram através de uma música. É uma coisa muito forte. Já fiz uma live na sala da minha casa e quero fazer outra, para arrecadar recursos para um amigo que precisa de cirurgia nos olhos. Tenho um canal no YouTube com meu nome, José Roberto Santana.

Que pessoa você admira muito?
Dra. Rosa Célia. Ela é minha inspiração. Exemplo de ser humano.

Que sonho seu já virou realidade?
Consegui construir três casas, moro em uma e duas estão alugadas.

Qual sonho quer realizar?
Quero ser um cantor famoso e doar para o Pró Criança todos os salários que recebo. Acho que quando a gente bota uma coisa na cabeça, ela pode acontecer. As redes sociais facilitam muito, quem sabe alguém me assiste e gosta… Tudo é vontade de Deus.

O que você mais gosta em você?
Sou muito observador. Quando eu vejo alguma coisa errada, percebo logo.

Que frase inspira sua vida?
Tenho uma palavra: gratidão. Acordar todo dia com saúde, trabalhar num lugar em que me sinto bem, seguro, e ser reconhecido pelo que faço é muito bom. Tenho um trabalho simples, mas muito importante.

Ajudar os outros é…
Muito gratificante. Já fui muito ajudado, a vida é uma troca. Nada de egoísmo. Quando eu morava no Piauí e ia para a escola a pé, 1h de caminhada no sol do meio-dia, rachando, eu olhava para os colegas com mais recursos e que iam de bicicleta e pensava: “Um dia ainda vou conseguir”. E consegui.

Trabalhar no Pro Criança é…
É muito bom! Amo esse lugar. Acordo todos os dias bem, por saber que trabalho aqui.