“Sou apaixonada por criança, mas não tenho filhos. Minha vocação é ser tia”, diz Ana Cristina de Jesus, Contadora do Pro Criança Cardíaca. “Aqui eu pude unir meu amor pelos pequenos, a paixão pela minha profissão e a vontade de fazer diferença, de ajudar o outro”, conta ela, quando relembra sua trajetória pessoal e profissional. Cris está prestes a completar 39 anos no próximo dia 10 de agosto e, desde já, a equipe do Blog Pequeno Coração a parabeniza pelo novo ciclo que começa!

“Campo-grandense a vida toda”, como ela mesma diz sobre o bairro que conhece “como a palma da mão”, Ana Cristina é filha de Noêmia, carioca e profissional do lar, e de Antônio, baiano e inspetor de solda aposentado que chegou ao Rio com apenas 12 anos, acompanhando os irmãos vindos da Bahia em busca de trabalho.

O casal teve quatro filhos que os presentearam com três netos, até agora. “Tenho três sobrinhos de sangue e outros tantos de coração, os filhos dos meus amigos. Quando encontro com eles, brinco o tempo todo, por isso eles dizem: ‘Tia Cris, você é criança igual a gente’”.

Amante dos números e contadora de formação, Cris sempre trabalhou na área financeira. Começou a carreira já no terceiro setor há uma década, numa instituição que tinha projetos para jovens aprendizes e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Veio para o Pro Criança em 2015, trabalhou no Departamento Financeiro durante um ano e, quando o Pro instaurou seu Departamento Contábil, em 2016, passou a analista do setor.

Quatro anos depois, em 2020, Ana Cristina é promovida e assume como Contadora da instituição. “Ter entrado com analista financeira e hoje ser a contadora do Pro Criança é uma felicidade muito grande”, comemora.

Em 2019, para facilitar o traslado de ida e volta para Botafogo, Cris deixou a família e os amigos em Campo Grande, zona oeste, e se mudou para Oswaldo Cruz, zona norte da cidade. “Estou a 1h de distância da família do trabalho e a 1h da família do coração”, brinca.

Quem aí está esperando nosso famoso ping-pong com a Cris? Aí vai!

Qual seu filme favorito?
“Intocáveis”, eu amo. Mostra como a amizade, a confiança e o amor ultrapassam a barreira das diferenças. E como a vontade de viver e ser feliz supera a dor, a tristeza e a solidão.

Que comida faz você suspirar?
Frango assado com laranja que a minha avó materna fazia. Nunca mais comi nada igual, é um sabor inesquecível, nunca consegui reproduzir a receita. Hoje, amo comida japonesa, podia viver só disso.

No seu tempo livre você gosta de….
Gosto de estar com meus sobrinhos sempre que posso, e com os filhos dos meus amigos. A pureza e a alegria das crianças recarregam minhas energias.

Que pessoa você admira muito?
Meu pai, com certeza, que sempre lutou pra dar uma vida melhor pra gente.

Que sonho seu já virou realidade?
Muitas pessoas estudam por anos e não têm oportunidade de trabalhar na própria área. Sempre sonhei em me graduar e poder exercer a profissão que escolhi. Alcançar o cargo de contadora de uma empresa é a realização de um sonho.

Qual sonho quer realizar?
Meu sonho é viajar pelo mundo e conhecer lugares e a gastronomia de cada país.

O que você mais gosta em você?
Estou sempre disponível para ajudar quem precisa. Gosto dessa frase do Mahatma Gandhi: “Quem não vive para servir, não serve para viver”.

Que frase inspira sua vida?
É do livro O Pequeno Príncipe (de Antoine de Saint-Exupéry): “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Ajudar os outros é…
É uma forma de retribuir ao universo tudo o que a gente recebe dele. É um ato de amor e compaixão ajudar o próximo.

Trabalhar no Pro Criança…
É gratificante. Tenho muita admiração pela trajetória de vida da Dra. Rosa e pelo trabalho realizado aqui. É como se um pedacinho de mim estivesse lá no centro cirúrgico ajudando a salvar uma criança. Todos da instituição têm sua importância para aquele momento acontecer.