No Mês do Coração, em setembro, o Pro Criança Cardíaca – organização não governamental referência no tratamento de cardiopatias congênitas em crianças carentes – lança oficialmente a campanha “Valentim e Seu Coração Valente”. Ela faz uso da inteligência artificial para dar vida a um personagem que simboliza a luta de tantas crianças pelo direito a um futuro saudável e traz como cereja do bolo um agradecimento da cardiologista fundadora da instituição, Dra. Rosa Celia.
A iniciativa, além de marcar a importância da data, visa arrecadar fundos para atender crianças em situação de vulnerabilidade, como Valentim, um menino de seis anos que nasceu com uma cardiopatia congênita e precisa de cirurgia corretiva urgente.
Dra. Rosa Celia, destaca a importância do pioneirismo dessa campanha: “A inovação é fundamental para avançarmos na medicina e no cuidado das crianças cardíacas, e é com o apoio dos doadores que conseguimos transformar essas inovações em esperança. O Mês do Coração é um momento especial para refletirmos sobre como o acesso a tratamentos salvam vidas. Com a inteligência artificial, queremos engajar ainda mais a sociedade, mostrando que cada contribuição faz a diferença na vida de uma criança e de toda sua família”, ressalta a médica.
Valentim é um dos mais de 16 mil pequenos pacientes atendidos pela instituição desde sua fundação, há 28 anos, comemorados também em setembro deste ano. Oriundo de uma família unida e amorosa, mas sem condições financeiras para custear o procedimento, ele representa as muitas crianças que dependem da solidariedade para a chance de um futuro saudável.
A campanha, que estará no ar durante todo o mês de setembro, a partir do dia 6, utiliza inteligência artificial para criar uma série audiovisual sobre a jornada de Valentim, desde as consultas cardiológicas até o momento da cirurgia e sua alta hospitalar. “Valentim simboliza todas as crianças que podem ser beneficiadas pelas doações”, conta Dra. Rosa.
As doações para “Valentim e Seu Coração Valente” poderão ser feitas através de uma chave PIX personalizada (valentim@procrianca.org.br) e QR Code, disponíveis em todos os canais de comunicação da instituição.
Para mais informações sobre como ajudar a transformar vidas, acesse www.procrianca.org.br.