*Por Mitzy Cremona Conde

Respeitando a norma contábil e toda a legislação vigente, as informações econômico-financeiras acumuladas em 31 de dezembro de 2020, reportadas nas demonstrações financeiras, foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, em harmonia com as normas internacionais de contabilidade (“Internacional Financial Reporting Standards – IFRS”).

O Pro Criança foi criado em 1996 e desde então passou por vários ciclos de renovação. Nesses quase 25 anos de existência, Dra. Rosa Célia começou a jornada de assistir aos menos favorecidos dentro da sua clínica particular e, atualmente nos tornamos uma organização social respeitada e reconhecida na vida de milhares pacientes. Realizamos um trabalho integrado de assistência social. Além do atendimento cardiológico de excelência, oferecemos atendimento odontológico, dermatológico, nutricional e psicológico para os pacientes, gerando uma ampla rede de apoio multidisciplinar.

A maior novidade nas demonstrações financeiras do Pro Criança este ano, é a publicação do “relatório de Administração”, este documento é um grande resumo do ano do Pro Criança, constituindo-se não apenas uma espécie de prestação de contas da Administração, mas ainda, uma das principais fontes de informação da Entidade. Neste relatório, estão apresentadas também estratégias e metas para o crescimento do Pro Criança, sustentadas nas bases financeira, social e ambiental do Pro Criança.

De acordo com Ana Cristina de Jesus, Coordenadora Contábil do Pro Criança Cardíaca, poder publicar as demonstrações financeiras no encerramento do primeiro trimestre, é visto como uma validação do bom nível de controle e eficácia do sistema de gestão e transparência da Entidade. Além disso, o reconhecimento pelo segundo ano consecutivo, do título Melhores ONGs do Brasil do Instituto DOAR – a maior premiação brasileira do Terceiro Setor – e outras certificações alcançadas ao longo de 2020, corroboram esta visão.

Também em 2020 fomos a primeira organização do Terceiro Setor no Brasil a implementar uma Governança Corporativa Humanizada.

Nossa Organização possui um Código de Ética e Conduta já faz parte da Cultura da Organização e os treinamentos se tornaram  rotineiros.

Obtivemos pontuação +88 na Conscious Business Assessment, pesquisa realizada pela startup “Humanizadas”, que traz o ranking das empresas mais humanizadas do Brasil e condecorados com mais um Prêmio: TOP PERFORMACE DE GESTÃO CONSCIENTE.

Nos associamos ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e nos tornamos Parceiros do Movimento Capitalismo Consciente. Aprimoramos nossa Governança instituindo os Comitês de Sustentabilidade, Comitê de Impacto Social, Comitê de Ética e o Comitê de Governança Humanizada. Nossas Políticas internas são transparentes e extremamente rígidas.

Prezamos pela excelência,  pioneirismo e temos como pilar a Transparência de nossos lançamentos contábeis.

Estamos acompanhando atentamente os desdobramentos recentes relacionados ao COVID-19, observando com a devida atenção as orientações das autoridades brasileiras e internacionais, tendo adotado diversas medidas de prevenção para preservar a saúde de seus colaboradores, fornecedores e parceiros, assim como a saúde de seus pacientes. Mesmo em um cenário de incertezas, a solidez financeira ilustrada nas demonstrações financeiras publicadas, nos tranquiliza quanto a segurança e solidez necessárias para atravessar este período desafiador.

Pelo 24º ano consecutivo, tivemos nossas Demonstrações Financeiras sem ressalvas.

Agradecemos a todos os doadores, parceiros, colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e pacientes pela confiança no Pro Criança Cardíaca. Seguimos juntos em 2021!

*Mitzy Cremona Conde é diretora Executiva do Pro Criança Cardíaca.