Data é celebrada anualmente em 14/11 e faz alerta sobre a patologia que cresce no Brasil

O Dia Mundial de Conscientização e Prevenção ao Diabetes, celebrado anualmente em 14/11, tem a finalidade de alertar para a importância da realização de exames de rotina, que ajudam a identificar a doença, além de lembrar sobre a importância de práticas saudáveis que previnem o seu desenvolvimento. 

No Brasil, os índices de diabéticos crescem anualmente, segundo a nona edição do Atlas de Diabetes, produzido a cada dois anos pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) e que examina o comportamento de 138 países.

O diabetes tipo 1 – quando o pâncreas deixa de produzir a insulina necessária para o uso de glicose – é uma das doenças crônicas mais comuns em crianças e ocorre em uma a cada 350 crianças com até 18 anos. 

Estudos apontam que os maiores de cinco anos vêm sendo o principal grupo atingido ultimamente. Já o diabetes tipos 2,  apresenta taxas mais altas entre os 15 e 19 anos e está associado ao excesso de peso e obesidade; ingestão de açúcar e gordura em excesso; sedentarismo; história familiar e herança genética, além de estresse; alcoolismo; pré-diabetes; diabetes gestacional prévia; hipertensão arterial sistêmica e história de doença cardiovascular prévia. 

Uma das preocupações dos médicos é como proteger diabéticos das complicações cardiovasculares. De acordo com pesquisas de órgãos como a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a doença é considerada um dos maiores fatores de risco para problemas cardíacos. Por isso, a importância de proteger preventivamente os cardiopatas atendidos pela Pro Criança Cardíaca.

Segundo a diretora médica da Pro Criança Cardíaca, Dra. Isabela Rangel, diabetes pode ser uma doença silenciosa e, se não forem feitos exames médicos periódicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição. “Acredito que a demora no diagnóstico da doença e a falta de entendimento por parte da família e do próprio paciente acerca das complicações que podem ocorrer sem o tratamento adequado são as principais dificuldades para a diminuição das complicações cardiovasculares, entre outras”, reforça.

Cuidados preventivos fazem parte da rotina de médicos e pacientes da Pro Criança, bem como o atendimento multidisciplinar: a equipe de Nutrição realiza avaliações e indica, caso a caso, a quantidade e as fontes desejáveis de calorias para os pacientes com doenças cardiovasculares e com sobrepeso. Esta prática ajuda também a família a manter hábitos de vida saudáveis.

Dra. Isabela Rangel chama atenção para a necessidade de uma alimentação equilibrada, prática regular de exercício físico e para o monitoramento periódico dos níveis de glicemia no sangue e a ingestão de medicação quando prescrita pelo médico.