Dois anos depois de entrar como jovem aprendiz no Pro Criança Cardíaca, Adriele Gomes Soares, de 19 anos, foi efetivada no cargo de Auxiliar Administrativa na instituição há duas semanas. O sonho realizado de entrar na faculdade faz ainda mais sentido, agora. “Quero buscar cada vez mais conhecimento e me especializar”, planeja ela, que não conhecia o Pro Criança quando foi convidada pela Fundação Mudes para participar de uma entrevista de seleção. “O trabalho aqui me faz mais humana, hoje tenho mais empatia e meus problemas pessoais perderam o excesso de importância, frente a tantas questões mais graves das crianças que acompanhamos aqui”, reflete.

Nascida na cidade cearense de São Benedito, Adriele chegou ao Rio no colo da mãe, com apenas dois aninhos. Muitos parentes fizeram o mesmo e, hoje, quase todos os seus familiares moram na mesma comunidade, a Pavão-Pavãozinho-Cantagalo – com exceção dos avós maternos, que estão vivos e continuam no Nordeste. “Somos uma família bem unida, gostamos de estar juntos”, diz Adriele, que tem apenas uma irmã, do segundo casamento do pai.

Solteira, sem filhos, ela quer ser mãe, mas “bem pro futuro mesmo. Minha mãe me teve com 16 anos, numa época em que isso era comum, e não teve a oportunidade de estudar, de curtir a adolescência. Também por saber o tamanho dessa responsabilidade, antes de ser mãe quero me formar, ter minha casa, construir uma boa estrutura”, conta ela, que está no segundo período da faculdade de Administração.

Vamos conhecer a Adriele mais um pouquinho?

Qual seu filme favorito?
“Minha mãe é uma peça”. O humor me faz bem e nesse filme temos uma família que não é tradicional, mas a que foi possível construir. Cada um constrói sua história como pode.

Que comida faz você suspirar?
Amo estrogonofe de frango. Minha mãe sempre faz pra mim.

No seu tempo livre você gosta de….
Assistir séries (no momento estou vendo Good Girls), me aventurar numa trilha; já fiz várias no Rio e a que eu mais gostei foi a do Pico da Tijuca.

Que pessoa você admira muito?
Minha mãe, Simone. O que eu mais admiro nela é a capacidade dela, mesmo triste, de me fazer feliz, e o amor que ela tem por mim.

Que sonho seu já virou realidade?
Entrar na faculdade.

Que sonho quer realizar?
Comprar minha casa.

O que você mais gosta em você?
Minha empatia.

Que frase inspira sua vida?
“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver coragem de persegui-los”. (Anônimo)

Ajudar os outros é…
Gratificante e prazeroso.

Trabalhar no Pro Criança é…
Trabalhar no Pro Criança é aprender a valorizar a vida, amar e querer progredir cada vez mais.