A ação foi realizada no período de 01/10/2022 a 31/10/2022.

Em comemoração ao mês das crianças e utilizando o material produzido pelos nossos pacientes em setembro, trabalhamos a boneca Rosabela. Dar a vida a boneca e apresentá-la as crianças e familiares, faz deste mês a proposta e o nosso principal objetivo.

Conforme o pedagogo Pedro “O Nascimento de uma boneca que através das cores e do imaginário de cada criança (paciente) toma forma e invade o espaço (Pro Criança), representando o cuidado, o tratamento, a saúde e a alegria de todos que por aqui passam”.

Um painel backdrop foi construído com todos os desenhos produzidos no mês de setembro pelas nossas crianças. Esse painel foi a principal decoração da parte externa e onde os pacientes no retorno reconheceram seus próprios desenhos e todas as famílias utilizaram para registros fotográficos.

Na recepção utilizamos um cavalete dando boas-vindas, destacando o conteúdo trabalhado no mês e divulgando a mascote Rosabela. O balcão foi decorado com o mesmo desenho, porém produzidos pela equipe de voluntários do Colégio Santo Inácio e alguns pacientes.

Quando falamos de desenvolvimento infantil, a importância do brincar livre se destaca porque estimula, de forma integral, os aspectos social, emocional, físico e intelectual. Brincar livre significa potencializar toda a estrutura de formação da criança, permitindo um crescimento mais saudável.

No Pro Criança o aspecto mais fundamental é o ganho emocional, pois trabalhamos nesse espaço não só o tratamento físico, mas a alegria e o bem-estar.

Nosso foco é a saúde.

A brincadeira é tão fundamental que é protegida por lei pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Marco da Primeira Infância.

Como atividades pedagógicas utilizamos brinquedos didáticos, desenhos pinturas, lego, jogos de encaixe, quebra-cabeça e jogo de memória, de acordo com a escolha da criança, estimulando sempre a imaginação, criatividade e o convívio social. A família toda participava.

Fechando a ação especial do mês das crianças, no dia 26/10 realizamos uma festa envolvendo pacientes, familiares, colaboradores e voluntários. A comemoração contou com alimentação especial fornecida por um buffet e atividades recreativas que teve oficina de pintura, oficina de bolas divertidas, recreação livre na presença de dois profissionais. Essa festa foi possibilitada com a doação e parceria do Instituto Phi.

Encerramos o artigo com a palavra da psicóloga voluntária Claudia Márcia que nos encaminhou esse texto após a sua participação da comemoração do mês das crianças:

“Nesse lugar o coração pulsa mais forte!

O Pro Criança cardíaca e uma instituição filantrópica, voltado ao atendimento de crianças de 0 até jovens de 18 anos!

Um lugar que possibilita uma escuta analítica única permeada em beleza e muita sonoridade!

Ha de forma atuante um som diferente em cada gesto e olhar para com o outro!

Adoecer no peito, revigora um coração disposto, não só a querer bater, mas a fazer barulho na força do querer viver!

É no risco da morte eminente que se arriscam a viver quem desses se submetem ao tratamento. Profissionais de saúde, pessoas afins e os pais se entrelaçam em uma corrente viva de luta com determinismo e precisão!

No compasso de cada coração se impõe o alinhamento do amor!

“Em última análise, precisamos amar para não adoecer’ – Freud.”