São 25 anos tratando e salvando vidas de crianças e adolescentes e dando suporte às suas famílias, 25 anos de luta diária para mobilizar a iniciativa privada e a sociedade civil em torno de um causa nobre e essencial: o direito à assistência médica e multidisciplinar dos pequenos que nascem com o coração doente.

Muitas comemorações ainda hão de vir, depois que a pandemia passar. Por enquanto, um dos presentes pelo primeiro quarto de século do Pro Criança Cardíaca é o selo dos 25 anos. A imagem foi desenvolvida por Ney Valle, da Dupla Design, um colaborador constante da instituição.

“A perseverança que eu aprendera a partir dos valores do Sonho com Direção me levou onde eu queria. Hoje, 25 anos depois, temos um selo representando milhares de vidas salvas”, comemora a Fundadora e Presidente Dra Rosa Celia.


Dupla Design assina também a logomarca “Cuide de você, cuide do planeta

Quem conhece a fábula de um incêndio na floresta e do passarinho que, fazendo o que estava ao alcance dele, carregava no bico algumas poucas gotas de água, em muitas viagens, para apagar as chamas? Se todos os animais fizessem o mesmo, talvez conseguissem salvar a natureza… É com esse desejo genuíno de fazer a sua parte, que o Pro Criança Cardíaca empreende várias ações, desde 2020, visando se transformar numa instituição sustentável inclusive para o meio ambiente. Isto porque a sustentabilidade, em seu sentido mais amplo, engloba o ambiental, o social e a governança humanizada.

Os esforços já renderam frutos. O Pro Criança obteve a pontuação Top Performance BBB, que o que credencia como uma das empresas mais humanizadas do Brasil. A nota B corresponde a 4 de 5 estrelas e todos já estão trabalhando pela nota máxima, em 2022. Entre as ações diretamente ligadas ao meio ambiente, a instituição já separa o lixo para a coleta seletiva, usa sacolas de papel no lugar das plásticas, faz o descarte correto de lixo eletrônico e de pilhas, e espalhou lembretes por toda a casa, por exemplo: “Desligue o ar-condicionado”, “Apague a luz”, “Jogue lixo no lugar certo”.

Como “embalar” visualmente todas essas atitudes responsáveis?

Foi então que o Departamento de Comunicação e Marketing entrou em ação e idealizou uma logomarca. “Gostamos de dar uma cara para todas as atividades do Pro Criança e o resultado ficou bem bonito”, diz Adriana Vaccari, gerente de Marketing da instituição. Adriana transmitiu o conceito para Ney Valle, que criou a logo com a frase “Cuide de você, cuide do planeta”, decorada com pequeninhos galhos com folhas e circundando um globo azul, cujos continentes são representados por corações verdes.

Ney explica que, embora o coração seja uma forma muito usada, ela é pertinente, por razões óbvias, para o Pro Criança Cardíaca. E usar os corações no globo terrestre foi uma forma de mostrar que a instituição está consonante com o movimento mundial pela preservação do planeta e das relações humanas.

“Estamos compromissados em fazer aqui dentro tudo o que puder reduzir o impacto negativo na natureza, além de trazer ainda mais saúde – física, mental, emocional – para nosso ambiente de trabalho. Cada um tem sua responsabilidade por si mesmo e pelo futuro do planeta”, destaca Adriana.