Foi com histórias contadas com simplicidade, verdade e talento pelo executivo Mauro Moreira que o Pro Criança Cardíaca abriu a programação de 2022 do seu Ciclo de Humanização.

A palestra foi baseada no livro “As Três Avenidas”, no qual Moreira faz reflexões sobre os valores humanos a partir de fatos de sua vida profissional. São mais de 40 anos de experiência em auditoria e consultoria em empresas do naipe de Arthur Andersen e Ernst & Young, onde foi sócio líder do escritório no Rio de Janeiro. O palestrante também é conselheiro fiscal do Pro Criança.

Com formato híbrido – presencial e com transmissão pelo YouTube do projeto – o evento foi realizado no dia 31 de janeiro no auditório do Pro Criança, em Botafogo, com a presença dos colaboradores e da fundadora e presidente da instituição, Dra. Rosa Celia.

Moreira começou sua apresentação contando sobre as avenidas que inspiraram o título do livro – Av. Brasil, Av. Maracanã e Av. Niemeyer – testemunhas de todo seu caminho profissional, percorridas entre a casa e o trabalho. “De um início de angústias, sonhos e restrições materiais, passando pelo período de consolidação da carreira até o momento de aspirações concretizadas”.

As histórias compartilhadas tinham como pano de fundo o compromisso, a competência e a ética. “Nunca conheci uma pessoa que tivesse essas qualidades e que tenha se dado mal na vida”, disse o convidado. Moreira falou sobre saúde e família, “as prioridades da vida”; gratidão – “uma palavra das mais desgastadas hoje em dia… Será que somos realmente gratos quando a usamos?”; e sobre ter humildade para reconhecer os próprios erros.

A plateia ouviu, ainda, episódios que tocaram em valores como a verdade (“a verdade dói, mas ela te cura”); reconhecimento do valor do outro; se dar ao respeito e ser respeitado; confiar no valor da palavra até que se prove o contrário e praticar a ética. “Ética dá sorte, viu?!”, brincou, dividindo com o público a história que fecha seu livro, sobre um cliente que poderia ter usado uma situação de fragilidade pessoal de Moreira para renegociar um contrato por um valor mais baixo.

“Eu tive a honra de ler seu livro e é impressionante, é um aprendizado do início ao fim. Para mim, você é um sinônimo de foco, determinação e perseverança e tem todas as características de um líder, porque um líder não precisa ser amado, precisa ser respeitado”, disse Dra. Rosa Celia ao final da apresentação.

O evento terminou com o sorteio de exemplares para colaboradores da instituição e autógrafos do autor.