Em um mundo onde a ética é a bússola que guia as Organizações Sociais, o Pro Criança Cardíaca destaca-se não apenas pelo seu compromisso com a excelência médica, mas também pela integridade e transparência. Celebrado em 23 de fevereiro, o Dia Internacional da Ética é uma oportunidade de reapresentar o Código de Confiança Pro Criança Cardíaca, relançado no final de 2023 e acessível neste link TRANSPARÊNCIA – Pro Criança Cardíaca (procrianca.org.br), é um reflexo claro da missão de oferecer uma nova chance de vida a crianças e adolescentes carentes portadores de cardiopatias.

Desde 1996, o Pro Criança cumpre com a razão de existir, proporcionando serviços cardiológicos pediátricos de excelência e ações assistenciais integradas. O compromisso com a ética é evidente em cada interação, desde o atendimento médico até a administração de recursos.

A transparência é um dos pilares fundamentais, como é ressaltada no Código de Confiança. A Organização acredita que compartilhar abertamente informações sobre as atividades, resultados e finanças é essencial para construir e manter a confiança da comunidade.

Ao explorar o Código, é possível perceber a importância atribuída ao respeito, não apenas como um valor isolado, mas como um fio condutor nas ações cotidianas. Respeitando cada vida que é tocada, cada doação recebida e cada membro da equipe. Esse respeito se estende à população, aos pacientes, às famílias e parceiros que confiam na missão do Pro Criança.

Além disso, os valores – acolhimento, amor, excelência, inovação, perenidade, respeito e transparência – são a essência da instituição. A Dra. Rosa Célia, fundadora e líder inspiradora, personifica esses valores, guiando a Organização há quase três décadas. Esses princípios não são apenas palavras em um papel; eles moldam o ambiente de trabalho, as relações com a comunidade e a qualidade do cuidado ofertado.

Em 27 anos de dedicação, já foram mais de 15 mil pacientes, impactando quase 160 mil pessoas. Mensalmente, na sede em Botafogo, uma equipe multidisciplinar abraça a missão de cuidar de cerca de 240 pacientes, indo além da cardiologia para fornecer um suporte abrangente que abraça as necessidades físicas e emocionais de cada criança e responsável.

Receber o reconhecimento como uma das 50 Organizações Sociais mais influentes do país em 2023, de acordo com a thedotgood, e ser escolhida para fazer parte do Comitê da ONU, são marcos que validam o compromisso social e humano. Essas conquistas enaltecem a excelência do trabalho e reflete a confiança depositada.

Ao explorar o Código de Confiança, convidamos a cada um a conhecer os alicerces morais que sustentam cada ação do Pro Criança Cardíaca. Em um mundo onde a integridade é um ativo valioso, a Organização reitera o compromisso com a ética, transparência e valores que transformam vidas a cada batimento cardíaco.